sexta-feira, 25 de maio de 2012

Getúlio Vargas

Depois de quase um ano, volto a postar nesse blog... falar um pouco da Av. Getúlio Vargas (meu local de pesquisa).

Há quem diga que a Av. Getúlio Vargas é uma das piores Avenidas para se transitar em Feira de Santana, isso é um pouco lógico, afinal, o centro comercial de Feira de Santana se encontra nela, mas, já pararam para pensar: "e se eu fosse cadeirante, um cego ou um idoso?".


Encontramos, em praticamente toda a extensão da Avenida placas com o simbolo de Acessibilidade, mas, sabemos ao certo o que elas significam? Elas deveriam estar alí? E, principalmente, aquilo que está sinalizado como acessível está de fato acessível?




“Acessibilidade é tornar o mundo acessível fazer com que todos possam ir e vir com segurança e autonomia, é o direito de usar os espaços e serviços que a cidade oferece, independente da capacidade de cada um."





Em outras palavras, acessibilidade é a possibilidade de qualquer pessoa ter o direito de ir e vir, sem haver nenhum tipo de barreira, sem a necessidade de ajuda de terceiros, ou seja, rebaixar uma calçada não é garantir acessibilidade, afinal, um cego pode não saber onde está esse rebaixo, um idoso pode não perceber que existe esse rebaixamento, o próprio piso é um tipo de barreira, então, me pergunto: "esses pontos de acessibilidade estão de fato acessíveis?"


Leis existem, Normas Técnicas também, mas a aplicação das mesmas é o que importa, nossa cidade vem crescendo, mas será que está crescendo corretamente? Está garantido direito igual a todos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário